IESRN - Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte

Como acessar

Atividades Complementares - Apresentação

As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Estas atividades são obrigatórias e visam complementar a formação profissional e cultural do aluno, e integralizam o currículo pleno dos cursos de graduação do Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte - IESRN. Desse modo, espera-se do futuro egresso uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva da sua função social como profissional.

Por seu caráter abrangente, as Atividades Complementares devem ser cumpridas e/ou desenvolvidas dentro e fora do horário regular de aulas.

As Atividades Complementares visam a atender os seguintes objetivos:

  • Despertar o interesse dos alunos para temas sociais, ambientais e culturais;
  • Estimular a capacidade analítica do aluno na argumentação de questões e problemas;
  • Auxiliar o aluno na identificação e resolução de problemas, com uma visão ética e humanista;
  • Incentivar o aluno na participação de projetos e ações sociais;
  • Promover a participação dos alunos em projetos que complementem a sua formação acadêmica, contemplando sempre os conteúdos programáticos das disciplinas que compõem a matriz curricular;
  • Criar mecanismos de nivelamento.

Portanto, as Atividades Complementares podem abranger um enriquecedor leque de práticas complementares às aulas, incluindo palestras, visitas, leituras e estudos dirigidos, peças teatrais, semanas e atividades culturais, filmes, cursos de extensão e outros. Trata-se, pois, de uma fabulosa complementação às atividades didático-pedagógicas relacionadas à ampliação da formação acadêmica, profissional e social do aluno.

São consideradas Atividades Complementares as que o aluno possa vir a desenvolver dentro e fora da instituição, em dias e horários diversos, desde que não sejam sobrepostas aos seus horários normais de aula. Evidentemente, devem ser atividades voltadas à sua área profissional, ou diretamente relacionadas à complementação de sua formação geral e, necessariamente, pertinente ao curso.

Podemos sugerir os seguintes tipos de Atividades Complementares ao nosso corpo discente:
- Semana de Estudo
- Palestras
- Palestras On Line
- Visitas Técnicas
- Teatro/Filmes
- Participação em Defesa de Dissertação/Tese
- Congressos/Eventos em geral relacionados à área de estudo
- Exposições de arte e correlatas
- Júri
- Audiências
- Disciplinas optativas oferecidas por outros cursos da IES
- Orientação Profissional
- Monitoria
- Participação em Pesquisa de Docentes
- Atividades sociais junto às comunidades
- Voluntariado
- Atividades filantrópicas

Os instrumentos de acompanhamento e avaliação das atividades complementares deverão ser entregues ao coordenador do Curso em forma de: relatórios, resumos, resenhas, seminários, certificados de participação em eventos e/ou apresentação de trabalhos em congressos científicos, técnicos e culturais.

O planejamento das atividades complementares está compatível com a carga horária estabelecida pelo Projeto Pedagógico de cada Curso e são desenvolvidas a partir das visitas técnicas, leituras técnicas, organização e participação em eventos entre outros.

As atividades complementares realizadas fora do Instituto são divulgadas pela coordenação do Curso em sala de aula e/ou através de cartazes, folders, convites distribuídos dentro da IES e exibidos em murais, biblioteca ou através do correio eletrônico do corpo discente.